Residentes da UFRGS vão prestar atendimento à saúde mental em Canoas
quarta-feira, 20 de março de 2013O atendimento em Saúde Mental do município ganhou o reforço de profissionais de áreas como psicologia, assistência social, enfermagem, terapia ocupacional, pedagogo e educador físico. O grupo de 20 residentes da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi recebido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã de ontem, 19.
Os profissionais fazem parte da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental (RIMSM) e parte deles vai atuar na rede de Centros de Assistência Psicossocial (CAPs), através de um convênio firmado com a Prefeitura de Canoas.
Para a secretária municipal de Saúde, Ana Rezende, o serviço dos residentes vai qualificar ainda mais o atendimento da saúde mental em Canoas. A diretora das Políticas e Ações em Saúde Mental, Sara Cougo, afirma que saúde e educação têm que andar juntos e a residência contribui para isso. “São ideias novas que chegam e contribuem para oxigenar o serviço prestado “, declarou.
Saúde Mental
Canoas tem hoje oito unidades para atendimento à saúde mental. São seis Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), sendo dois ADS (Álcool e Drogas), uma unidade para atendimento adulto, outra infantil, um para atendimento de idosos, além de uma unidade de atendimento para crianças e adolescentes vitimas de violência (UACAV) e um Centro Especializado de Psicoterapia da Infância (CEP).
O CAPS AD pode atender qualquer pessoa que necessite de auxílio para o combate ao vício de álcool e drogas. Já as outras unidades, por prestarem atendimento especializado, recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde na cidade de Canoas (UBS). Em média 3.500 pessoas são atendidas por mês no município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas
Mais notícias sobre Canoas:
- Canoas sediará o terceiro Fórum Mundial de Autoridades Locais da Periferia
- Coordenadoria lança campanha para apadrinhamento de cães abandonados em Canoas dia 26 de maio
- 3ª Marcha para Jesus em Canoas começa às 17h de sábado
- Plenária do Bolsa Família e Caravana da Inclusão chegam a Canoas dia 8 de junho
- Energia solar alternativa a famílias de baixa renda em Canoas