Sobre Canoas

Cidade de Canoas

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. A Cidade de Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade(ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).

Atinge uma altitude de 8 metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. Por quase vinte anos, o prefeito do município foi Hugo Simões Lagranha. Hoje o poder executivo é exercido por Jairo Jorge da Silva, eleito em 2008.

O rápido desenvolvimento do município trouxe conseqüências negativas, como um grande déficit habitacional. A taxa de criminalidade é alta, embora bem menor do que de Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana. Mesmo assim, o município continua crescendo devido ao esgotamento da capacidade habitacional de Porto Alegre e por oferecer alternativa imobiliária mais barata.

História

A área onde hoje se localiza o município de Canoas era habitada pelos índios Tapes, quando em 1725 chegaram à região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira. Em 1733 ele ocupou as terras e criou a Fazenda Gravataí, que foi herdada por Rafael Pinto Bandeira e mais tarde por Josefa Eufália de Azevedo (A Brigadeira). Posteriormente essas terras foram repartidas e vendidas. Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas foi construída uma estação. O povoamento da região tem início em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.

Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.

O major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião, aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras de veraneio, que ele pôs à venda. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado como Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Em 1908, Canoas foi elevada a Capela Curada. No mesmo ano vieram os irmãos Lassalistas e criaram uma escola agrícola, de ensino primário e de ensino secundário no centro da cidade. Em 1937, foi criada o 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), isto foi decisivo para que ocorresse a emancipação do município. Victor Hugo Ludwig levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no estado, as razões da emancipação.

A emancipação de Canoas ocorreria somente em 27 de junho de 1939. No dia 20 de março de 1992, a cidade perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se tornou o município de Nova Santa Rita.

A partir dos anos 1970, a economia e a população cresceram muito rapidamente. Pouco tempo depois a cidade já era grande, e hoje é a segunda maior economia do estado.

Economia

A economia de Canoas é muito desenvolvida, possuindo o segundo maior PIB do estado e o terceiro da região sul do Brasil com R$ 16.444.476.000,00. A indústria é a que mais contruibui para o PIB canoense, a cidade possuí uma economia muito diversificada. O Comércio também contruibui para o PIB, com diversas lojas e shoppings na parte central da cidade. Os serviços e a agricultura correspondem a os outros 12% do PIB. O PIB per capita da cidade é de 49.523,20. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2005 possuí índice de 0,557854 e está entre os maiores do estado.

Canoas foi escolhida como cidade estratégica do gás natural. O gás que vem da Bolívia termina na Usina Termoelétrica Sepé Tiaraju concentrada ao lado da Refap e o primeiro posto licenciado para a comercialização de GNV no Rio Grande do Sul foi o de Canoas, localizado no bairro Igara. Assim como a primeira instaladora de gás natural veicular do Rio Grande do Sul, também localizada no bairro Igara, a Carbuflex.

Educação

As escolas são encontradas em quase todos os bairros, por isso a qualidade de ensino no município é uma das melhores do estado, segundo avaliação do MEC. Em 2008, vai ser implantada o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) em um projeto de lei nº 70/07. Deve ser concedido na Igara III um terreno de quatro hectares. O Cefet disponibilizará cursos profissionalizantes a cerca de três mil alunos, podendo receber Ensino Médio, graduação de pós-graduação tecnológica. As aulas devem ser iniciadas em agosto de 2008.

Outro grave problema é a situação precária de algumas escolas que estão sem reparos há anos e em alguns casos há ratos, buracos e goteiras em dias de chuva. Estes casos na maioria das vezes ocorrem em escolas estaduais. O município é um pólo de ensino porque nele está concentrada uma universidade; a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e dois centros universitários; O Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e o Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter). A Taxa de analfabetismo atual de Canoas é de 3,23%. Dados da Secretaria Municipal de Educação indicam 10 mil analfabetos no município.

Abaixo o número de Escolas no município:
Educação Infantil: 28 escolas, 1.783 alunos e no Ensino Fundamental são 42 escolas, 28.383 alunos, 1.404 professores. Na rede estadual existem: 36 Escolas, 34.870 Alunos, 1.299 Professores. Na rede particular existem trinta escolas, 17.020 alunos e 908 professores.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Rio Grande do Sul criou o Encontra Canoas.

Blog do Guia da Cidade de Canoas

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Canoas por e-mail
 

Limites - Cidades Vizinhas

Esteio, Porto Alegre, Cachoeirinha e Nova Santa Rita.

Dados Principais sobre Canoas

Aniversário: 27 de Junho
Fundação : 1939
Gentílico: Canoense
Area: 131,097 Km²
População 324 025 hab. (2010)
IDH 0,887 - elevado
Prefeitura Canoas

Brasão de Canoas
Brasão de Canoas

Bandeira de Canoas
Bandeira de Canoas

Vídeo sobre a cidade de Canoas
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Canoas

Mapa de Canoas

 

Moradores ilustres de Canoas

   

  Sobre o EncontraCanoas
Fale com EncontraCanoas
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Canoas no Facebook siga o Encontra Canoas no Twitter Encontra Canoas no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade